|
Docente Permanente |
Contato E-mail: ameliacristina@id.uff.br |
||
|
ÁREAS DE INTERESSE GEOGRAFIA |
|||
|
RESUMO Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense . Atuou como professora na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN de 1998 a 2009. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência em Geografia e Educação, com ênfase em: Formação de professores(as): concepções, práticas e experiências; Cidade, suas diferentes linguagens, representações e experiências na sala de aula; Cidade, Escola e Experiência; Ensino de Geografia e práticas inclusivas. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq Geo(grafias) Escolares, Cidade e Processos Formativos – GIRACSOES. |
|||
|
PROJETOS O presente projeto situa-se num percurso de pesquisa e reflexão que vem se consolidando, tanto no âmbito da graduação, especialmente nas disciplinas de Pesquisa e Prática Educativa em Geografia- PPE- vinculadas aos estágios supervisionados, quanto a pesquisa que realizamos no período do pós-doutorado. Nesses dois planos de experiencias com a formação, permeada pela pesquisa, identificamos a importância das espacialidades espaciais nas trajetórias docentes. No plano da graduação, a questão das trajetórias tem se fortalecido por meio das visitas coletivas que realizamos, há quase uma década, aos espaços escolares no período de realização dos estágios supervisionados. Através dessas visitas nos aproximamos dos docentes, das suas trajetórias e das suas geo-grafias. Esse olhar ganhou aprofundamento ao longo do pós-doutorado, momento em que desenvolvemos entrevistas com os(as) professores(as) que se dedicam aos estágios supervisionados em algumas instituições públicas do Rio de Janeiro. Desta pesquisa resultou uma publicação denominada Cordel de Geo-grafias: conversas sobre trajetórias, estágio docente e formação. Através desse cordel construímos um fio que liga as trajetórias docentes e que tiveram a geografia, a escola e o estágio docente como condutores. Partindo desse caminho de pesquisa, objetivamos aprofundar, por meio desse projeto, as reflexões que envolvem o debate sobre trajetórias docentes, com atenção especial, para as experiências espaciais.. |
|||