Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-graduação em Geografia da UFF nos seus 25 anos de história tem na sua área de concentração, o Ordenamento territorial e Ambiental, o seu núcleo teórico-metodológico fundamental que confere coerência e unidade ao programa. Mas para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, passamos, recentemente, por um processo de reestruturação de nossas linhas de pesquisa objetivando revelar uma atualização e diversificação teórica, metodológica e temática expressas nas pesquisas desenvolvidas pelos professores(as) e estudantes que constituem a nossa instituição. Neste sentido, passamos de duas linhas de pesquisa (1-ordenamento territorial Urbano- Regional e 2- Ordenamento territorial ambiental) para três novas linhas de pesquisa descritas abaixo:

Linha de Pesquisa 1: 

Políticas Territoriais

A Linha Políticas Territoriais é dedicada à crítica do ordenamento do território como domínio e prática de ações e intervenções políticas, na reprodução do capitalismo com ênfase nas relações desiguais de poder social racializado. Nessa perspectiva, os estudos e as análises do Planejamento Urbano e Regional acompanham o debate sobre a Justiça Territorial, constituindo uma leitura ético-política das lutas sociais corporificadas (classe, raça, etnia, gênero, cor, idade). Destacam-se também as referências plurais da Natureza sob o crivo da Ecologia Política, fundamentada na sociobiodiversidade do território e nas críticas socioambientais dos ordenamentos urbano e rural da sociedade. Nesta Linha, é oportuna a inclusão de saberes e fazeres na Geografia da Educação, referenciados nas práticas de diferentes sujeitos e suas experiências concretas emprocessos delineados por políticas territorializadas.

Professores(as) que compõe a linha: Ana Giordani, Ester Limonad, Ivaldo Lima, Jacob Binsztok, Jorge Barbosa, Lucelinda Schramm Corrêa, Luiz Renato Vallejo, Rita de Cássia Martins Montezuma.

Linha de Pesquisa 2: 

Conflitos territoriais, produção do espaço, ativismos e movimentos sociais

A linha reúne pesquisas que abordam os processos de produção do espaço, em sentido mais amplo, e as perspectivas políticas que envolvem o território enquanto espaço de conflitos e lutas entre diferentes sujeitos, classes, grupos em suas relações ou não com instituições. Portanto, fazem parte de nossas análises as disputas inseridas nas tramas políticas, econômicas, culturais e/ou ambientais, orientadas por lógicas e ordens espaciais que se expressam em múltiplas escalas. Trata-se de abordagens sobre o ordenamento territorial que enfatizam a produção do espaço moderno-colonial capitalista e a ação política estatal, bem como as r-existências através de diversas formas de ativismos e movimentos sociais territorializados em lutas por direitos e/ou reconhecimentos por novas formas de usos, apropriações e institucionalidades. É nos espaços políticos, escolares, urbanos, agrários e regionais que analisamos os processos de produção e des-ordenamento do espaço a partir de lógicas hegemônicas e contra ou anti-hegemônicas, incorporando confrontos e diálogos de saberes.

Professores(as) que compõe a linha: Amélia Cristina A. Bezerra, Daniel Sanfelici, Flávia Martins, Luiz Jardim Wanderley, Juliana Nunes Rodrigues, Marcio P. Oliveira, Ruy Moreira, Sérgio Nunes Pereira, Rogério Haesbaert Timo Bartholl e Valter Cruz

Linha de Pesquisa 3: 

Mudanças na Paisagem e Antropoceno

A linha de pesquisa traz como foco principal o estudo das mudanças das paisagens, seja como fenômeno natural, seja como efeito da ação humana, esta última como vetor de transformação acelerada da natureza resultante do sistema de produção adotado pelos distintos sujeitos sociais. Essa temática abrange estudos que expressam a fronteira do conhecimento da ciência geográfica da atualidade, ao mesmo tempo que respondem às demandas da sociedade no espaço de trabalho, contribuindo para construção do conhecimento e desenvolvimento de metodologias que possibilitam pesquisas com elevado impacto científico.

Professores(as) que compõe a linha: Carla M. Salgado, Cristina Pessanha Mary, Guilherme Borges Fernandez, Flávio Nascimento, Humberto Marotta Ribeiro, Itaynara Batista, Jorge Luiz Fernandes de Oliveira, Paula Maria Moura de Almeida, Raúl Vicens, Reiner Olíbano Rosas, Rosemary Vieira, Sandra Baptista da Cunha e Thaís Baptista da Rocha